sábado, 11 de setembro de 2010

Os livros mudam as pessoas.

Quando leio um livro legal, a primeira coisa que me vem a cabeça é indicar ele para algum amigo meu - afinal, me esqueço que não é todo mundo que gosta de ler como eu gosto - então recebo aquela frase extremamente repugnante 'Não gosto de ler' e eu não consigo entender, como as pessoas não gostam de uma coisa tão mágica que é ler?
Pensei bastante tentando encontrar a resposta, e bem, ela sempre esteve na minha cara, as pessoas tem preguiça de ler, mas a verdade, é que quando você se envolve com uma história, você não tem preguiça, e sim vontade de engolir a história o mais rápido o possível.
Talvez, a culpa seja das escolas, que passam aqueles livros que a maioria dos alunos considera chato por ser uma obrigação, geralmente o que é imposto a adolescentes do mundo tecnologico trancados em milhares de aulas casa uma certa, rebeldia, se essa é a palavra correta. Mas a verdade, é que precisamos desse livro, precisamos ser impostos a certas coisas para aprender com isso, pois no futuro seremos impostos a coisas piores do que essas.
É ai que o livro muda as pessoas, no comportamento delas, se o livro consegue que aceitem obrigações, de forma limpa, sem ler resumos, a pessoa já vai se virando, não é só nisso, por isso os livros não podem de maneira alguma serem esquecidos.
Certa vez, Mario Quintana disse 'Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros mudam as pessoas.' E sou obrigada a admitir que ele estava certo, se vissem mais isso, talvez deixassem a preguiça de lado e começassem a ler um bom livro hoje mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário